Atualização do Servidor Git do Code Saga

Como remover a mensagem: WARNING: REMOTE HOST IDENTIFICATION HAS CHANGED

TL;DR: Esse warning só deve aparecer para quem entrou no Code Saga antes do dia 21 de outubro de 2015. Para corrigir essa mensagem basta rodar os comandos: bash ssh-keygen -R git.codesaga.com.br ssh-keygen -R 107.170.136.11

A História...

Durante os últimos dias, os servidores do Code Saga passaram por uma manutenção e foram movimentados entre diferentes zonas de cloud. Isso acabou impactando na conectividade entre sua máquina e o Code Saga. Mas porquê?

O Git usa conexões SSH para identificar computadores e isso se faz valer da identidade da máquina e quando você envia soluções para o Code Saga está na verdade conectando com nosso servidor Git via SSH. Por esse motivo o seu primeiro passo por aqui foi gerar uma chave com o comando ssh-keygen. Naquele momento você criou um par de chaves de segurança: a pública e a privada e enviou para o Code Saga sua chave pública, assim como você faz no GitHub, Bitbucket e em qualquer outro lugar que queria se conectar via SSH.

Em nossos tutoriais você foi orientado a cadastrar sua chave pública nas configurações do Code Saga. Essa é a forma de identificar seu usuário nos nossos servidores e, a partir desse momento, nós aceitamos comandos como o git clone e o git push que você executa sempre que está trabalhando em algum desafio.

Quando você fez o primeiro git clone de um desafio seu computador adicionou referências de nossos servidores como fontes confiáveis. Após a manutenção essas referências ficaram desatualizadas :(.

Se você tentar fazer um git clone ou git push você receberá uma mensagem como essa:

imagem

Essa mensagem está te informando que a identidade da máquina que você está se conectando mudou e isso parece estranho.

Resolvendo

Mas a atualização é bem simples. Basta executar os comandos abaixo:

ssh-keygen -R git.codesaga.com.br
ssh-keygen -R 107.170.136.11

O resultado será similar ao exibido abaixo:

SSH

Após esses comandos, na primeira vez que você precisar executar um comando git em um desafio sua máquina criará uma nova referência para os nossos servidores.

Confirmação

Você precisará confirmar se deseja adicionar o codesaga.com.br na lista de endereços confiáveis. Basta digitar yes.

Confirmação

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais dos detalhes sobre conexões SSH e já pode voltar para os desafios.

Faça login para comentar.

Entrar

2 Comentários

williamisfranciscodasilva

williamisfranciscodasilva há mais de 2 anos

Bom dia, por favor preciso de ajuda: 1º digito: ssh-keygen -R git.codesaga.com.br e me volta: Host git.codesaga.com.br not found in /c/Users/williamis/.ssh/known_hosts

2º digito: git clone git@git.codesaga.com.br:williamisfranciscodasilva/exemplo_git e me retorna o seguinte: Are you sure want to continue connecting (yes/no)? aí digito "yes" e me retorna o seguinte: Permission denied (publickey) fatal: could not read from remote repository.

Podem me ajudar?


Antelio I. Abe

Antelio I. Abe há quase 3 anos

$ git clone git@git.codesaga.com.br:alanrrb/exemplogit Cloning into 'exemplogit'... FATAL: R any alanrrb/exemplo_git antelio DENIED by fallthru (or you mis-spelled the reponame) fatal: Could not read from remote repository.


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há quase 3 anos

Você precisa iniciar esse desafio: http://www.codesaga.com.br/challenges/git-aqui-ou-ali-seu-aliado Assim um repositorio será criado para o seu usuario e é esse que deve ser clonado. Abs.